terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Portfólio-Apresentação

Fazer escolhas, tomar decisões, definir o rumo de nossa própria existência, é o que faz o homem no dizer de Erich Fromm, "o porteiro de si mesmo", isto é, as nossas decisões na vida e as ações delas decorrentes é que nos fazem o que somos.

Nessa perspectiva é que o GESTAR II vem trazendo propostas inovadoras, levando a reflexões referentes às práticas pedagógicas. Compartilhando as mesmas inquietações inerentes ao ser professor e ao fazer educação. Quem nunca se questionou? Quem nunca achou que poderia fazer melhor? Quem, ao final de um dia, um semestre, um ano letivo, avaliando sua trajetória não quis ser, fazer melhor?

Não há receita pronta, há uma proposta de um novo olhar, uma forma diferente no fazer. Há um apontar de caminho que se trilhado encontrar-se a uma nova estrada, nela havera parceiros que compartilham as mesmas ansiedades, o mesmo desejo de todo educador; a melhoria na qualidade da educação. E, se é para fazer diferente, precisa começar por mim, por nós. Para mudar o outro, há de se estar receptivo a mudança.

O presente trabalho faz uma abordagem daquilo que foi construido com o Programa Gestão da apendizagem Escolar - Gestar II. As trocas de experiências. A socialização das vitórias, do que deu certo, o compartilhar dos fracassos, avaliando os erros cometidos e se foram cometidos ou apenas não deu certo por motivos outros. Mostra um mundo de pessoas que compartilham dos mesmos anseios; saber que podem fazer melhor, que podem fazer diferente. Gente que cativou, que criou laços, que deixou marcar. O profissional de Educação, o formador, o professor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário