Muita expectativa e um pouco de ansiedade são as sensações de que mais me recordo na primeira semana de capacitação do professor formador do Gestar II.
A escola Parque da Caixa D'agua foi o palco de abertura dos trabalhos. No teatro da escola, recordo-me muito bem da leitura de um texto em que abordava a importância de um novo olhar para as questões pedagógicas, especificamente com relação a linguagem, leitura e produção de texto.
Conhecer o Programa como aluna cursista uma vez que, havia acabado de concluir o curso, não me deixou menos curiosa, pelo contrário, uma coisa certamente é minha postura como aluna, outra é como professora formadora. Na apresentação foi abordado alguns pontos importantes do Programa, os objetivos do curso. Foi salientado três pontos principais: a) colaborar para a melhoria do processo ensino-aprendizagem dos alunos nas áreas temáticas de Língua Portuguesa e Matemática, b) contribuir para o aperfeiçõamento da autonomia do professor na sua prática pedagógica e c) permitir ao professor o desenvolvimento de um trabalho com base em habilidades e competência.
As expectativas do primeiro momento deram então lugar para a decepção. Um evento de tamanha grandeza, parecia que era uma desorganização só. A começar pelo local de difícil acesso, longe de tudo, sem condições de hospedagem dignas nas proximidades, não havia restaurantes, lanchonetes, enfim, um caos. Tudo isso para não falar do prédio, cujos sete andares eram percorridos através da escada pois o elevador estava fora de operação, os funcionários haviam side demitidos um dia antes do evento, um caos!
As expectativas do primeiro momento deram então lugar para a decepção. Um evento de tamanha grandeza, parecia que era uma desorganização só. A começar pelo local de difícil acesso, longe de tudo, sem condições de hospedagem dignas nas proximidades, não havia restaurantes, lanchonetes, enfim, um caos. Tudo isso para não falar do prédio, cujos sete andares eram percorridos através da escada pois o elevador estava fora de operação, os funcionários haviam side demitidos um dia antes do evento, um caos!
A primeira impressão não foi das melhores, o tratamento dado aos professores foi bem diferenciado, os professores da rede estadual receberam todo o suporte e apoio do IAT, inclusive para translado do local do curso para os hoteis, entre outras coisas. Segundo a coordenação o problema devia ser resolvido com cada município, pois estes haviam feito um acordo, uma parceria com o Estado e eram os responsáveis pelo conforto e bem estar dos cursistas...
Outro ponto que gerou algum desconforto foi a questão do conhecimento a respeito do Programa Gestar II, de como seria seu funcionamento, sua aplicação, a quantidade de horas, o número de oficinas, etc,. Estas questões geraram muita polêmica, muitas discussões até que finalmente veio a informação que Gestar Estado e Gestar Município divergiam um pouco pois cada um tinha sua própria especificidade, inclusive no que dizia respeito à carga horária. Acalmado os ânimos, aos poucos as coisas finalmente começam a transcorrer de forma mais harmoniosa. Fomos nos introsando, conhecendo colegas de outras regiões, trocando informações, socializando conhecimentos, aprendendo uns com os outros.
A tranquilidade e paciência da nossa queridissima formadora, a professora Valquiria Bezerra foi ponto fundamental para o equilíbrio, a harmonia e o sucesso do curso.
Aos poucos, à medidia em que iamos manuseando e conhecendo os modulos, TPs, AAs, Guia Geral, Manual do Formador, as dúvidas iam se dissipando.
O material de apoio pedagógico, os recursos, as dinâmicas, as oficinas, o desejo de mudança e a responsabilidade de cada cursista sem dúvida contribuíram para ampliação do conhecimento e maior segurança para uma multiplicação do processo junto aos cursistas em nossa cidade.
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